A primeira Igreja Batista em Itaparica, Vila Velha-ES, é uma comunidade cristã evangélica batista, fundada em 27 de outubro de 1984 por um grupo de cristãos oriundos da Igreja Batista do Ibes que sob a liderança espiritual do Pr. Theopompo Bispo da Silva sentiram no coração a necessidade plantar uma congregação no Bairro de Itaparica, onde a necessidade da divulgação da palavra de Deus se tornava mais forte. Está filiada à Convenção Batista Brasileira e à Convenção Batista do Estado do Espírito Santo.

Comunidade indica que a essência de uma igreja é a congregação das pessoas que a compõem, mais um organismo vivo - que o Novo Testamento chama de corpo de Cristo - que uma organização-instituição religiosa.

Quem Somos?

​Cristã indica a orientação espiritual desta comunidade, a saber, comunidade de Jesus Cristo, alinhada com a história da cristandade.
Evangélica indica a tradição da cristandade com a qual a comunidade se identifica, a saber, a tradição oriunda da Reforma Protestante do Século XVI.
Batista indica o segmento do protestantismo com o qual a comunidade se identifica. Para mais informações recomendamos o site da Convenção Batista Brasileira (www.batistas.org.br).  
Podemos também definir a Primeira Igreja Batista em Itaparica, como uma comunidade cristã em peregrinação neste mundo, e tem como visão, propósito e missão:

VISÃO

Ser uma comunidade de amor, não apenas um corpo de evangelismo, mas um agente transformador de realidades e multiplicadora de discípulos de Jesus.

MISSÃO
Expressar o amor de Deus, proclamar o Evangelho, edificar os crentes e suas famílias, promover a comunhão do Corpo de Cristo, ser instrumento eficaz de ação comunitária e prestar adoração a Deus.

  • Para tornar mais clara e inequívoca essa definição, devemos acrescentar as seguintes explicações:

  • Expressar o amor de Deus que impacta o homem e sua realidade.   

  • Proclamar o evangelho (Através do testemunho pessoal e do sustento missionário)

  • Edificar os crentes e suas famílias.   

  • Promover a comunhão do corpo de Cristo (Ao estreitar laços de amor e unidade dos seus membros) 

  • Ser um instrumento eficaz de ação comunitária (Na busca do bem-estar social para o bairro em Itaparica)   

  • Prestar adoração a Deus (Por meio de cultos participativos e celebrações litúrgicas que levem os adoradores a um autêntico amadurecimento espiritual)

VALORES

 Serviço, Amor e Fé.